por Interlegis — última modificação 16/10/2015 14h08

Com a aprovação da Lei Estadual nº. 5.441 de 10 de Maio de 1988, é criado o município de São Geraldo do Araguaia e com isso se procedeu a instalação do Poder Legislativo Municipal, que se inicia-se com um Parlamento composto de 09 (nove) vereadores eleitos, conforme legislação vigente à época.

Sob o olhar atento da população, os Vereadores eleitos se reúnem para a instalação do Município de São Geraldo do Araguaia e prestam juramento, na 1ª Sessão Solene, realizada em 01 de janeiro de 1989, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Macário Dantas, sob a direção do Dr. Eronides Sousa Primo, Juiz de Direito da Comarca de Conceição do Araguaia – Pará, que presidiu a 1ª Sessão Solene do nosso município.

A partir de então a Câmara Municipal, instalada na Avenida Ananias Costa, ao lado do Mercado Municipal, começa a desenvolver um trabalho sério e compromissado com a implantação do novo município.

Devido as mudanças na legislação, atualmente a Câmara Municipal de São Geraldo do Araguaia é composta por 11 (onze) Vereadores.